O curso tem por objetivo preparar profissionais capazes de realizar testes e reabilitações necessárias, inclusive na área da saúde. O profissional poderá atuar em escolas, consultórios ou clínicas.
Noções básicas de neurologia. Fisiologia. As formas de aprender e adoecer do cérebro e sua capacidade de reestruturação.
Conceitos fundamentais de psicologia. Os elementos de construção da personalidade e principais teorias.
Os elementos de composição da infância e suas características básicas. Os elementos da composição da adolescência e suas características básicas.
Adulto, envelhecimento, demências, alterações senis e estimulação.
Compreensão das funções cognitivas, coordenação: viso-motora, cutâneas, cinestésicas. Memória e aprendizagem.
Percepção, praxia, atenção: executiva e intelectual, funções viso-construtivas, linguagem, os respectivos substratos neuroanatômicos e disfunções de cada tópico.
Contexto escolar com a prática do desenvolvimento da aprendizagem.
A relação entre o cérebro, o desenvolvimento psicológico e a forma como medicamentos podem afetá-los.
Questões relativas aos problemas éticos no tratamento. Situações hospitalares e tratamentos.
Interfaces entre as duas áreas e a construção de uma noção sobre a relação entre as duas grandes áreas.
Noções e relação com a neuropsicologia. Fatores de interferência e construções que permitam perceber a relação entre as duas áreas.
Nesta interface explora-se como esta áreas podem ajudar no diagnóstico possível e na prática neuropsicológica.
Conceitos básicos de estatística. Utilidade prática na construção da ciência em questão.
Construção de pesquisa. Trabalho monográfico e pesquisas de campo. Construção de seu texto, além de exercícios de escrita.
Aqui vamos ver os elementos básicos para a construção de um diagnóstico sólido e preciso, além aprendermos a usar ferramentas para construção dos mesmos.
Construção de uma processo avaliativo geral. Estágio de procedimentos em uma clínica ou consultório. Primeira noção dos testes aplicáveis.
Possíveis testes usados para avaliar crianças em desenvolvimento. Idosos com seus problemas específicos e hospitalizados. Precisa ser feito em consultório, clinica ou hospital.
Trabalho realizado apenas em clínicas ou hospitais. Planejamentos e ação.
O profissional sairá gabaritado a elaborar seu próprio grupo interdisciplinar de consultoria, ou a trabalhar em seu consultório. O importante é a qualidade construída.
Total: 1310h. 24 meses