O curso vem atender uma demanda para professores e terapeutas que querem conhecer melhor sobre o assunto.
Elementos históricos da formação em psicanalise infantil. Dos elementos tradicionais de Freud até Bruno Bettelheim e os contemporâneos.
Os elementos da formação da psicanálise de Melanie Klein, passando por Freud, e Lacan. A compreensão contemporânea da psicanalise. E estabelecendo Link com a perspectiva filosófica.
A teoria da sexualidade. A descoberta em Freud, passando por Anna e chegando a Klein e Winnicott.
Neste momento o professor vai proporcionar ao aluno uma relação mais direta entre casos e a teoria.
Fundamentos neuropsicológico para compreensão básica do funcionamentos e desenvolvimentos da criança. Fundamentos de psicopedagogia. Motricidade em geral.
Esta será um disciplina de clínica. Quando se fará alguns apontamentos respectivos entre a criança e a dimensão familiar. Além disso demonstrar como acontece esta perspectiva familiar na terapia.
Alguns elementos que nos ajudam a entender um pouco mais e melhor as dinâmicas do conscientes, mas principalmente, do inconsciente de uma criança e adolescente.
O crescimento da clínica psicanalítica com bebês provoca a articulação entre a psicanálise e vários outros saberes, mas não perde o foco da importância da detecção precoce de sinais de sofrimento que servem como entraves à constituição psíquica e da análise de sua influência direta nas alterações e atrasos do desenvolvimento.
A psicanalise como forma de a criança. O problema do desenvolvimento de um clinica infantil. Ferramentas necessárias para isso. E pequenos ensaios do fazer clinico.
Conceitos e instrumentos de intervenção relacionados às teorias sistêmicas de família; Pulsões, édipo e desenvolvimento.
A medicalização. Problemas de uso. Resultados obtido a partir da medicalização.
Construção de Laudo, construção dos elementos clínicos da análise. Formação da escuta atenta. E elementos de escrita.
Elementos clínicos. Estrutura e história de casos. História e origem das patologias.
Elementos clínicos. Estrutura e história de casos. História e origem das patologias.
Construção dos de conclusão e análises de casos.
O objetivo do cursos é preparar terapeutas para que possa exercer suas funções como terapeutas de crianças e Adolescentes.
Total 1400 24 meses de duração.