O alunos que está procurando se prepara para o cargo de AEE nas escolas. Ou que simplesmente percebe a situação em que nos encontramos e quer que suas aulas possam tocar a todos.
Características do desenvolvimento neuopsicomotor na infância e técnicas de avaliação; Estratégias de intervenção na estimulação motora e psicossocial. Abordagem em neuroanatomia funcional; Desenvolvimento da criança: auditivo; visual; motor; cogntivo e linguagem; Motricidade; Estimulação precoce; Visão holística do desenvolvimento e crescimento da criança;
Introdução à educação inclusiva: histórico e conceitos; A educação inclusiva no sistema escolar; O papel social da escola; Diversidade na aprendizagem; Políticas e diretrizes da educação inclusiva; Necessidades educacionais específicas e suas características; Prática pedagógica na educação inclusiva.
Teorias da Aprendizagem; Abordagens em análise de processos cognitivos; Abordagem em neurociência cognitiva e a aprendizagem; David Ausubel e a aprendizagem significativa; Teoria da inteligência; Abordagem da teoria de Piaget; Processos cognitivos no estudo da linguagem, memória, atenção, inteligência e imaginação.
Distúrbios x transtornos de aprendizagem: conceituações e diferenças; Classificação das dificuldades de aprendizagem; Plasticidade cerebral e aprendizagem; Disgrafia e Dislexia; Discalculia e aprendizado da matemática; Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH; Aprendizagem e psicomotricidade; A família e a escola no processo de aprendizagem. Autismo etc.
Trabalho por projetos. Adaptação curricular. Adaptação de tempos pedagógicos. Elementos fundamentais de aprendizagem para construção d um currículo adaptado. Educação inclusiva e inclusão.
Como construir projetos de aprendizagem. Modelagem de conhecimento e recursos digitais.
Construção de pesquisa e de artigo científico.
O aluno está apto para trabalhar no AEE de sua escola. Além de estar preparado para receber e construir aprendizagem com qualquer aluno.
Total: 560 12 meses