470 horas
30 meses
Ilimitadas
Presencial & EaD
enfermagem-oncologia

Enfermagem em oncologia

Objetivo do curso

O curso abre um espaço de discussão de conhecimento diferenciado. Seu objetivo é realizar a formação de profissionais qualificados para exercerem suas funções, e assim demonstrar a relação imediata do curso com suas práticas.

Conteúdo programático

1. Aspectos históricos e sócio-políticos da saúde pública e privada no Brasil e a inserção da oncologia nesse contexto – 25h

Explicar este crescimento está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos. A redefinição dos padrões de vida a partir da uniformização das condições de trabalho, nutrição e consumo desencadeada pelo processo global de industrialização que tem reflexos importantes no perfil epidemiológico das populações.


2. Metodologia da pesquisa científica – 20h

Conhecimento e método científico. Tipos de projetos de pesquisa. Revisão de literatura. Elaboração do trabalho de conclusão de curso.


3.  Fisiopatologia dos tumores sólidos e oncogenética – 30h

Um câncer tem início quando alguma célula do organismo começa a crescer de forma descontrolada. Uma célula saudável cresce e se divide de forma ordenada e coordenada, enquanto uma célula cancerosa passa a replicar um DNA modificado e pode, por muitas vezes, invadir outros tecidos, o que células normais não fazem.


4. Tópicos 01 – Fundamentação para a prática especializada em Enfermagem (FPE): terapias medicamentosas e farmacologia – 40h

O acesso ao uso de medicamentos envolve não somente a disponibilidade do fármaco para o usuário, mas também a existência de uma real necessidade de uso e a simbologia dos medicamentos nas perspectivas dos diferentes atores sociais. A acessibilidade ultrapassa a mera disponibilidade de recurso em um determinado lugar e em um momento, de modo a enfocar as causas das necessidades e os devidos encaminhamentos.


5. Tópicos 02 – (FPE) Avaliação, planejamento terapêutico e assistência de enfermagem especializada em oncologia clínica – 40h

Os enfermeiros trabalham, ainda, no planejamento, na execução e na avaliação aos pacientes, de acordo com as necessidade e protocolos.


6. Tópicos 03 – (FPE) em enfermagem pediátrica – 40h

Cuidado centrado na criança e sua família. Incentivo e valorização da participação da família na assistência durante todo o período de internação, com o objetivo de aliviar o estresse e o sofrimento da criança e sua família, advindos da experiência de adoecimento e hospitalização.


7. Tópicos 04 – (FPE) em enfermagem em radioterapia – 40h

O cuidar na radioterapia envolve atividades específicas de enfermagem, como a realização de nebulização, administração de medicações, encaminhamentos em geral, acompanhamento em exames e procedimentos médicos (principalmente na braquiterapia), realização de curativos, cuidados com a traqueostomia e cuidados em geral.


8. Tópicos 05 – (FPE) em enfermagem em hematologia e TMO – 40h

O cuidado prestado pelas enfermeiras aos pacientes que realizaram transplante de medula óssea inclui desde o seu acolhimento ao programa de transplantes, a prevenção, detecção precoce e manuseio imediato das principais complicações advindas do transplante de medula, além do cuidado integral durante a internação.


9. Tópicos 06 – (FPE) em enfermagem em cirurgia oncológica – 40h

Pode-se considerar a enfermagem como uma área importante da oncologia, auxiliando nas atividades preventivas, bem como no processo de tratamento curativo e paliativo do paciente. Desta forma o enfermeiro necessita de conhecimento especializado e habilidades específicas para desenvolver as atividades relacionadas a esta área.


10. Gestão em enfermagem oncológica – 40h

O cenário de estresse em que se efetuam as relações de trabalho da equipe de enfermagem em oncologia fazem o líder desenvolver sua prática, estimulando no profissional capacidade de diagnóstico, de solução de problemas, de tomadas de decisões, de intervenção no processo de trabalho, do trabalho em equipe, de se auto organizar e de enfrentar situações em constantes mudanças.


11. Ética e bioética – noções sobre ética, espiritualidade, e bioética – 30h

É claro que no ambiente de tanto estresse a humanização é fundamental. E esta chega pelas noções de cuidado que a ética e a bioética nos proporcionam. Além da capacidade meditativa que a espiritualidade no proporciona. Com isso, entraremos também no campos das múltiplas inteligências, como a emocional e a espiritual.


12. Comunicação em situações difíceis no tratamento oncológico – 25h

A comunicação é fundamental, principalmente quando nos colocamos em tamanho estresse. Então precisamos dominar a linguagem formal para poder utilizá-la da forma que todos entendam, e com isso se atinja o objetivo de ser entendido.


13. Terapias alternativas em oncologia – 20h

Práticas alternativas e complementares podem ser acompanhadas pelas terapias convencionais como: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e a terapia molecular. E estas podem ser: 1) Práticas baseadas na fitoterapia e remédios à base de ervas, vitaminas e entre outros suplementes da MTC; 2) Práticas de manipulação corporal: massagem, reflexologia, exercício; 3) Terapias energéticas: terapia do campo magnético, reiki, toque terapêutico, qigong; e os 4) Sistemas médicos da MTC.


14. Gestão de risco e biossegurança em oncologia – 25h

O risco ocupacional ao qual os trabalhadores estão expostos pode ocorrer causando danos à saúde, às unidades operacionais ou dano econômico/financeiro. Tem origem nas atividades insalubres e perigosas, aquelas cuja natureza pode provocar efeitos adversos à saúde dos profissionais.


15. Cuidados nutricionais em oncologia – 25h

A desnutrição em indivíduos com câncer é muito frequente. Diversos fatores estão envolvidos no desenvolvimento, particularmente aqueles relacionados com a doença (redução do apetite, dificuldades mecânicas para mastigar e deglutir alimentos), os efeitos colaterais do tratamento e o jejum prolongado para exames pré ou pós-operatórios. Todos estes fatores são agravados por condição socioeconômica precária e hábitos alimentares inadequados.

O aluno que sai do curso leva com ele a construção de conhecimento que representa a instituição. Assim ele se torna o porta-voz de uma educação de excelência e o representante de um conjunto de conhecimentos significativamente importantes na área.


Total: 470h em 12 meses

Depoimento do professor

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