1400 horas
24 meses
Ilimitadas
Presencial & EaD
female-psychologist-taking-notes-during-therapy-session

Pós em psicanálise de crianças e adolescentes

Objetivo do curso

O curso vem atender uma demanda para professores e terapeutas que querem conhecer melhor sobre o assunto.

Conteúdo programático

1 – Fundamentos da Psicanálise com Crianças – 80h

Elementos históricos da formação em psicanalise infantil. Dos elementos tradicionais de Freud até Bruno Bettelheim e os contemporâneos.


2 – Constituição do Sujeito em Psicanálise – 80h

Os elementos da formação da psicanálise de Melanie Klein, passando por Freud, e Lacan. A compreensão contemporânea da psicanalise. E estabelecendo Link com a perspectiva filosófica.


3 – Sexualidade Infantil, Pulsões, Édipo e Castração: o Caminho da Infância – 80h

A teoria da sexualidade. A descoberta em Freud, passando por Anna e chegando a Klein e Winnicott.


4 – Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise – 80h

Neste momento o professor vai proporcionar ao aluno uma relação mais direta entre casos e a teoria.


5 – Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança – 80h

Fundamentos neuropsicológico para compreensão básica do funcionamentos e desenvolvimentos da criança. Fundamentos de psicopedagogia. Motricidade em geral.


6 – O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais – 80h

Esta será um disciplina de clínica. Quando se fará alguns apontamentos respectivos entre a criança e a dimensão familiar. Além disso demonstrar como acontece esta perspectiva familiar na terapia.


7 – O Jogo, o Desenho e o Brincar – 80h

Alguns elementos que nos ajudam a entender um pouco mais e melhor as dinâmicas do conscientes, mas principalmente, do inconsciente de uma criança e adolescente.


8 – Clínica com Bebês e Estimulação Precoce – 80h

O crescimento da clínica psicanalítica com bebês provoca a articulação entre a psicanálise e vários outros saberes, mas não perde o foco da importância da detecção precoce de sinais de sofrimento que servem como entraves à constituição psíquica e da análise de sua influência direta nas alterações e atrasos do desenvolvimento.


9 – Manejos da Técnica com Crianças – 80 h

A psicanalise como forma de a criança. O problema do desenvolvimento de um clinica infantil. Ferramentas necessárias para isso. E pequenos ensaios do fazer clinico.


10 – A Clínica com Adolescentes – 80h

Conceitos e instrumentos de intervenção relacionados às teorias sistêmicas de família; Pulsões, édipo e desenvolvimento.


11 – Problemas do Desenvolvimento, Diagnóstico e Medicalização na Infância e Adolescência – 80 h

A medicalização. Problemas de uso. Resultados obtido a partir da medicalização.


12 – Escrita e Construção de Casos em Psicanálise – 80h

Construção de Laudo, construção dos elementos clínicos da análise. Formação da escuta atenta. E elementos de escrita.


13 – Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência – 80h

Elementos clínicos. Estrutura e história de casos. História e origem das patologias.


14 – Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência – 80h

Elementos clínicos. Estrutura e história de casos. História e origem das patologias.


15 – Seminário de Apresentação de Casos e TCC – 200h

Construção dos de conclusão e análises de casos.

  • Orientação e acompanhamento dos novos terapeutas vistas em separado.

 

O objetivo do cursos é preparar terapeutas para que possa exercer suas funções como terapeutas de crianças e Adolescentes.


Total 1400   24 meses de duração.

Depoimento do professor

PRONTO PARA COMEÇAR?
Esta interessado nestes cursos

Veja como impulsionar sua carreira!