611 horas
18 meses
Ilimitadas
Presencial & EaD
Engenharia de Segurança

Engenharia de Segurança do Trabalho

Objetivo do curso

O curso vai preparar os alunos para o mercado de trabalho através de um trabalho sério com as disciplinas e preparo técnico. 

Conteúdo programático

1. Introdução a engenharia de segurança de trabalho – 50h

Estatística dos acidentes. Causas e custos dos acidentes. Aspectos sociais e econômicos dos acidentes. CIPA, SEESMT. Acidente elétrico. Prevenção e combates de incêndios. Equipamentos de proteção individual. Agentes físicos, químicos e biológicos. Fundamentos da higiene do trabalho. Acidentes de trânsitos e na construção civil. Doenças ocupacionais. Noções de toxicologia industrial. Ergonomia na prevenção de acidentes. As cores na engenharia de segurança. Primeiros socorros.


2. Administração aplicada a engenharia de segurança do trabalho – 50h

Conceitos e princípios de administração. Política e programa de engenharia de segurança do trabalho. Organização dos serviços especializados de segurança do trabalho. Inter-relacionamento de engenharia de segurança com as demais áreas da empresa. Aspectos éticos da profissão de engenheiro de segurança com as demais áreas da empresa. Recursos de informática de interesse da engenharia de segurança do trabalho. Relação custo/benefício. Elaboração orçamentária para execução de um programa de segurança. Entidades e associações nacionais, estrangeiras e internacionais dedicadas e relacionadas à prevenção de acidentes.


3. Legislação e normatização aplicada – 50h

Conceituação da legislação nacional: constituição, lei, decreto e portaria. Hierarquia da legislação no Brasil. Legislação acidentária. Legislação previdenciária. Legislação sindical. Consolidação das leis do trabalho. Acidentária. Trabalho da mulher e do menor. Atribuições do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho. Responsabilidade profissional: trabalhista, civil e criminal. Portarias normativas e outros dispositivos legais. Embargo e interdição. Convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Normas técnicas: nacionais e internacionais. Técnicas do preparo de normas, instruções e ordens de serviço. Importância da utilização de normas técnicas internas para a engenharia de segurança.


4. Tópicos em engenharia de segurança do trabalho – 50h

Estudos comparativos entre higiene, segurança e parâmetros de qualidade. Aplicações das ferramentas da qualidade aos campos da higiene e segurança. Trabalho em altura. Trabalho em espaços confinados. Segurança em transportes. Planificação de emergência e atendimento de catástrofes.


5. Ergonomia – 56h

Conceituação. Noções de fisiologia do Trabalho. Idade, fadiga, vigilância e acidente. Aplicações de forças. Aspectos antropométricos. Sistema homem-máquina. Dimensionamento de postos de trabalho. Limitações sensoriais. Dispositivos de controle. Dispositivos de informações. Trabalho em turno.


6. Gestão ambiental – 50h

Importância da preservação do meio ambiente. Conceitos e definições. Programas de conservação do meio ambiente. Estudos de proteção do meio ambiente. Sistemática a ser seguida. Aspectos legais. Órgãos institucionais, regimentadores e fiscalizadores. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação. Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências. Resíduos industriais: tipos, disposição, controles. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. Qualidade das águas. Processos expeditos de purificação. Saneamento: conceitos e serviços básicos. Casos emergências. Resíduos industriais: tipos, disposição, controles. PPRA.


7. Prevenção e controle de riscos em máquinas equipamentos e instalações – 50h

Veículos industriais. Vasos sob pressão e caldeiras. Soldagem e corte. Cor, sinalização e rotulagem. Equipamentos de proteção individual (EPI’s). Equipamentos de proteção coletiva (EPC’s). Estruturas e superfícies de trabalho. Manutenção preventiva e corretiva. Segurança do trabalho na indústria do petróleo e gás. Segurança do trabalho em sistemas offshore.


8. Auditoria, perícias e laudos – 50h

Elementos da auditoria; tipos de auditoria; noções de OHSAS 18.001; perícias de engenharia de segurança; investigação de acidentes do trabalho; leitura e impugnação de laudo pericial. Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e social.


9. Gerenciamento de crise – 50h

Agentes de risco biológico, físico e químico e estratégias para solução destes problemas. Doenças no ambiente de trabalho e condições básicas de trabalho.


10. Metodologia de pesquisa e didática de ensino superior – 55h + 100h de TCC

Formas de realizar uma pesquisa. Construir seu TCC e expor suas ideias com clareza e discernimento. Noções básicas para se tornar um futuro professor da área.

O curso tem uma missão importante de realizar a formação dos indivíduos envolvidos. Futuros profissionais da área precisam estar preparados para suas funções.


Total: 611h Duração: 18 meses.

Depoimento do professor

PRONTO PARA COMEÇAR?
Esta interessado nestes cursos

Veja como impulsionar sua carreira!