A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.
Estudo transversal, observacional, documental, abordagem quantitativa e análise da identificação de pacientes neonatos por meio de pulseira.
Sorologias maternas, rotinas e cuidados hospitalares, APGAR e líquido amniótico. Estes são alguns dos elementos que compõe esta disciplina.
Testes: de orelha, pés, coração e olhos. São os elementos que compõem esta parte para o desenvolvimento saudável da criança.
Elementos básicos que compõem a vida saudável de acordo com as fases de desenvolvimento. E assim mostrando como podemos compreender a vida saudável e propor interferências se necessário.
Cianose de extremidades, cianose perioral, eritema tóxico, mancha mongólica, miliun e hemangiomas. Estes são alguns dos exames que serão tratados aqui, sempre visando a junção do aspecto teórico com o prático.
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade.
Propiciar uma visão atualizada da cardiologia pediátrica em seus aspectos morfológicos, fisiopatológicos, diagnósticos, evolutivos e terapêuticos.
É a neurologia infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.
A pneumologia pediátrica é uma subespecialidade da pediatria que cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acometem crianças e adolescentes. Além disso, faz o acompanhamento de outras doenças que afetam outros órgãos, mas que também têm repercussões respiratórias.
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. Para crianças e adolescentes com problemas renais há uma especialidade da pediatria chamada nefrologia pediátrica.
O papel da nutrologia no atendimento do paciente pediátrico. Saber fazer a avaliação nutricional – clínica e laboratorial – crianças normais e pacientes com doenças crônicas. Aprender a ter um relacionamento adequado diante do paciente e da sua família que busca o atendimento da nutrologia.
O neonatologia é a especialidade que atua nos cuidados específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários.
Os principais conceitos referentes aos recém-nascidos. Procedimentos que precisam de um olhar mais ético. Fundamentos do direito que assistem o médico em sua função.
Processos de construção de conhecimento científico. Elaboração de uma pesquisa de caráter científico até a elaboração do seu TCC.
Ao término do curso o médico estará apto a compartilhar o conhecimento adquirido nas escolas e universidades como professor ou atuar como pesquisador, e também a trabalhar em laboratórios e administrar centros de saúde. Na esfera pública, estará apto a atuar em hospitais e participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.
Total: 600h Duração: 24 meses