O curso tem o objetivo de estabelecer, construir e preparar os alunos para este momento de extrema importância na vida da mulher. E para isso nossos profissionais terão um excelente preparo técnico e humano.
Para compreender o que significa ser mulher e as especificidades da vida das mulheres, há que se compreender como mulheres e homens se constituem como sujeitos sociais, no contexto da sociedade contemporânea. Extensamente exploradas nos estudos feministas, as relações sociais estabelecidas entre mulheres e homens, relações de poder, parecem ter sua gênese tanto na constituição das sociedades, quanto na divisão sexual do trabalho.
Há muitos estudos disponíveis acerca dos benefícios, cobertura e realização da mamografia e do Papanicolaou. Contudo, tais estudos analisam os dois tipos de câncer de forma isolada e independente, apesar das evidências de forte relação entre a realização de ambos, já que possuem o mesmo médico solicitante. Tendo como base as recomendações para mamografia e Papanicolaou, pode-se propor a criação de um indicador que combine os dois exames para expressar de forma gradual o quão adequado é o status de prevenção de cada mulher.
O estudo a ser realizado é da construção da identidade feminina dentro dos três aspectos fundamentais. Estes aspectos precisam ser constituídos em cada parte. A primeira parte é a biológica, que se constitui identidade primária; a psicológica, que é a secundária; e a social, que é a terciária.
A dinâmica psicológica revela a identidade íntima e traumática das ações realizadas em partos, gestações e no desenvolvimento dos sujeitos. Estas dinâmicas revelam um pouco sobre a mulher do século XXI.
Parte teórica da obstetrícia referente a enfermagem.
Parte prática referente a enfermagem.
Princípios físicos. Anatomia de pelve feminina. Cuidados com a rotina na USGTV. USG nas massas pélvicas. USG nas variações morfológicas do endométrio. USG nas irregularidades menstruais. Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Abdome agudo em Ginecologia. Otimização da imagem, técnica, sistematização, relatórios.
Ultrassonografia básica em medicina interna. Ultrassonografia Doppler em medicina interna: módulo aorto renal. Ultrassonografia Doppler em medicina interna: módulo hepático. Ultrassonografia prostática. Ultrassonografia em emergências (traumáticas f.a.s.t) e não traumáticas. Laudos e equipamentos.
Hemorragias da 1ª metade da gestação. Hemorragias da 2ª metade da gestação. O conteúdo de ginecologia. Ameaça de abortamento (normalmente o colo útero está fechado e a perda de sangue é pequena). Trabalho de abortamento (colo do útero está aberto, existe dor pélvica (“dor de barriga”) forte e a hemorragia é mais abundante). Gravidez ectópica (gravidez extra-uterina; pode se implantar na trompa, ovário, cavidade abdominal ou no colo útero); é sempre uma gravidez não evolutiva e pode pôr em risco a vida da grávida.
Alterações do desenvolvimento do aparelho reprodutor feminino e da diferenciação sexual. Relação médico-paciente em Ginecologia. Diâmetros da bacia e do feto DTO. Fases da vida da mulher – fatores intervenientes no desenvolvimento e saúde da mulher: puberdade, adolescência, menarca, gestação e climatério. Rastreamento e diagnóstico do desvio de crescimento fetal. Abdome agudo em Ginecologia. Anatomia de pelve feminina.
Protocolos dos assistência de enfermagem obstétrica. Prática supervisionada.
Teorias da aprendizagem. Relações entre neurociências e aprendizagem. O significado científico da educação. Métodos e princípios organizadores. Qual o significado de ciência? Uma reflexão sobre a ciência. Pontos de diálogos entre os extremos: exatas e humanas. Construção do TCC.
O nosso curso tem o objetivo de forma profissionais capacitados para atuarem em qualquer situação. E assim levarem a adiante o modelo de nossa educação. Nossos egressos nos representam no mercado de trabalho.
Total: 444 horas 12 meses